CAPOEIRA INCLUSIVA

A capoeira tem um importante papel na inclusão escolar.

CAPOEIRA INCLUSIVA

A capoeira tem um importante papel na inclusão escolar. 

A capoeira tem um importante papel na inclusão escolar. Entendendo a subjetividade da capoeira em suas linhas, é possível percebê-la enquanto luta, dança, arte, cultura, esporte, jogo, educação, lazer e até filosofia de vida. Trabalha-la com algum destes seguimentos ou até todos eles ao mesmo tempo é o que a torna rica.
A capoeira envolve as crianças com habilidades diferentes, respeitando o tempo e possibilidades de cada um. Nela, não é possível se desenvolver isoladamente, por ser coletiva. Sua prática também não exige que os alunos atinjam o mesmo nível técnico, apenas que realizem os movimentos em harmonia com seus pares.
Com isso, considero a capoeira um importante aliado para as crianças com Autismo e Síndrome de Down, por permitir a participação de todos de forma cooperativa, aceitando o outro com o mesmo grau de importância no processo.
A capoeira é uma excelente atividade física que pode ajudar na formação social da criança, atua de maneira direta e indireta sobre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais de cada um. É trabalhado equilíbrio, coordenação, velocidade, agilidade, flexibilidade, força e resistência nos aspectos motores. Todas essas valências físicas são fundamentais para o desenvolvimento das crianças.
Já os aspectos cognitivos, afetivos e sociais estão interligados entre si. Na capoeira, a criança visualiza o colega não como um adversário, mas como alguém necessário para que a “brincadeira” aconteça. Se trabalha autoconfiança e aumento da autoestima como em um todo.

SIGA-NOS!

Contato

Entre em contato conosco.

Abaixo nossos contatos

Tel.: (13) 3392-2172
 Whatsapp: (13) 99198-5967
Email: contato@institutonovageracao.org.br